quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Kia foi a marca que mais cresceu no mundo

carro da KIAA Kia foi, entre as dez maiores do mundo, a marca que mais cresceu este ano. Segundo a Jato Dynamics do Brasil, a marca coreana produziu, de janeiro a agosto, 1.035.044 unidades, enquanto no mesmo período do ano passado produziu apenas 819.428 carros e comerciais leves. Um aumento de 26,3%.

Confira carros novos e carros usados da KIA no Autopan

A Toyota confirmou a liderança em vendas no acumulado entre janeiro e agosto, com crescimento de 15,1% no período em relação ao ano passado. A marca japonesa vendeu este ano 3.710.395 unidades.

Em segundo lugar está a Volkswagen, que ultrapassou a Ford. A Chevrolet continua na quarta posição, com crescimento expressivo, de 24,7%.

Confira a tabela com as 10 maiores marcas e suas vendas de carros e comerciais leves:

MarcasJan-Ago 2009Jan-Ago 2010Variação
KIA819.4281.035.04426,3%
Chevrolet1.871.6082.333.06324,7%
Nissan1.692.0232.044.20120,8%
Renault921.1801.083.82617,7%
Toyota3.223.3843.710.39515,1%
Hyundai1.661.9271.904.59214,6%
Ford2.559.9542.835.85810,8%
Volkswagen2.581.9782.836.6689,9%
Honda1.972.3822.107.5266,9%
10ºFiat1.289.1371.234.484-4,2%
Veja mais:

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Modelos do Salão de Paris que ditarão tendências

O Salão de Paris, a mais visitada e mais antiga exposição de carros do mundo, é aberta para imprensa nessa quinta-feira. Para o público somente entre os dias 2 e 17 de outubro.

Confira abaixo alguns dos modelos de luxo que serão destaque no evento:


BMW Série 6 Coupé Concept

BMW SérieO protótipo vai inspirar a nova geração do Série 6, com linhas mais esportivas. Ele é o primeiro conceito da marca que adota iluminação de LEDs. A motorização só será divulgada no Salão de Paris. A BMW já adiantou que o interior do carro contará com tela de 10,2 polegadas e sistema de som com 16 alto-falantes.


Ferrari AS Aperta

Ferrari AS ApertaVersão conversível do 599, é uma edição limitada em 80 unidades. Equipado com motor V12 de 670 cv. O número de unidades se refere aos 80 anos do estúdio de design Pininfarina. A sigla SA faz menção aos designers Sergio e Andrea Pininfarina, que estiveram à frente da empresa por anos.


Lamborghini Gallardo LP 570-4 Blancpain Edition

Lamborghini GallardoCom 1.340 kg, ele é o modelo mais leve entre os esportivos da marca italiana. Equipado com motor 5.2 V10 de 570 cv, o mesmo da versão Superleggera, na qual a nova edição se baseia. A Blancpain Edition vai de 0 aos 100 km/h em 3,4 segundos. A velocidade máxima é de de 320 km/h, informa a montadora.


Lotus Elite Concept

Lotus Elite ConcepO carro conceito estará também no Salão de São Paulo. Ele é responsável por redefinir as linhas clássicas do modelo Elite.
O modelo é equipado com motor V8 5.0 de 620 cv e 72 kgfm de torque, que acelera de 0 a 100 km/h entre 3,5 e 3,7 segundos e chega a 315 km/h. A versão final está prevista para 2014.


Lotus Evora S

Lotus Evora SA versão supercharger do modelo é equipada com motor V6 3.5 e ganhou 70 cv de potência extras, alcançando os 350 cv. O torque também subiu de 35,6 kgfm para 40,8 kgfm. Assim, o esportivo acelera de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos e alcança a velocidade máxima de 275 km/h.


Maserati Gran Turismo MC Stradale

Maserati Gran Turismo MC StradaleEste será o carro mais leve, rápido e potente da gama da marca quando for à venda, no primeiro trimestre de 2011. De acordo com a Maserati, o modelo supera a velocidade de 300 km/h, graças ao motor de 450 cavalos de potência.


Mazda Shinari

Mazda ShinariO conceito traz o novo estilo que a Mazda adotará em seus carros. O cupê de quatro portas foi criado em parceria pelos estúdios de design do Japão, EUA e Alemanha, com intenção de fazer frente aos modelos da BMW e Audi. Com o lançamento, a Mazda estreia também o termo Kodo (alma em movimento, em japonês), que será utilizado para identificar o seu novo design.


Mercedes-Benz CLS 2012

Mercedes-Benz CLS 2012O novo cupê quatro portas da Mercedes-Benz trará acabamento de qualidade superior em relação à versão anterior, inclusive com opção de acabamento interno em fibra de carbono. O conjunto óptico do modelo contará com 71 LEDs. As informações técnicas do carro só serão reveladas durante o salão. O cupê será vendido no Brasil a partir do ano que vem.


Porsche 911 GTS

Porsche 911 GTSO novo 911 GTS foi desenvolvido a partir do Carrera 4 e traz como diferencial do carro que o inspirou a tração traseira. Ele é equipado com motor 3.5 de seis cilindros contrapostos, com 408 cavalos de potência e 42,8 kgfm de torque a 4.200 rpm. De acordo com a fabricante, o modelo chega a 100 km/h em quatro segundos.
Veja mais:

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Amarok com cabine simples da Volkswagen

A Volkswagen apresentou durante o Salão de Veículos Comerciais de Hannover, na Alemanha, a versão cabine simples da picape Amarok.

Com capacidade para dois passageiros, a caçamba de 1,55m de comprimento foi aumentada para 2.20 m e a área de carga tem área útil total de 3,57 m².

amarok volksHá opções com tração traseira ou tração nas quatro rodas com reduzida. Para ambas as versões é oferecido como opcional bloqueio do diferencial no eixo traseiro.

A nova configuração traz o mesmo motor 2.0 diesel biturbo, mas nas versões de 163 cv e 122 cv, que está sendo oferecida pela primeira vez. O câmbio é o manual de seis marchas que equipa o restante da gama do modelo.

No Brasil, a primeira picape média da marca alemã é oferecida em duas versões: a topo de linha Highline com tração integral e o modelo intermediário Trendline.

A previsão de chegada da versão à Europa e Brasil é para o primeiro semestre de 2011.
Veja mais:

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Citroën cria carro conceito com Lacoste

citroen carro conceito
Depois de associar-se à revista masculina inglesa GQ e a Play Station para criar novos conceitos, agora a Citroën juntou-se à Lacoste, marca francesa de moda masculina, para desenvolver seu novo veículo experimental. O Citroën Lacoste poderá ser visto ao vivo no Salão do Automóvel de Paris.

citroen carro conceitoO modelo não se aproxima em nada da versão de produção, com 3,45 m de comprimento, 1,80 de largura e 4,52 m de altura. O auto traz referências a detalhes marca, como rodas que se assemelham a padrões de bolas de golf e a carroceria com quadrados que lembram redes de tênis e trechos emborrachados.

citroen carro conceitoO interior também traz texturas que remetem ao tecido de camisas pólo e encostos de cabeça com desenhos feitos para parecerem golas.

citroen carro conceitoO painel tem um visor contínuo que mostra algumas informações, como velocidade e consumo, em imagens similares a de antigos jogos de videogame. Sob o capô, um motor a gasolina de três cilindros de potência ainda não divulgada pela marca. A Citroën, ainda assim, garante que o conceito tem garantia de bom desempenho.
Veja mais:

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Salão do Automóvel de São Paulo: modelos confirmados

A Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores (Abeiva) divulgou ontem os modelos das 30 marcas associadas que estarão presentes no Salão do Automóvel de São Paulo, que é a maior feira automotiva da América Latina e abrirá suas portas ao público a partir do dia 27 de outubro.

Busque essas e outras marcas no site da AutoPan

Confira a lista dos modelos confirmados separados por marca:


Aston Martin

Aston Marti Rapide
A grande estrela da marca no salão será o Rapide, o primeiro cupê quatro portas equipado com o motor V12 6.0 de 477 cavalos de potência. O preço sugerido será de R$ 950 mil. No estande estarão presentes também o Vantage V8, DB9 V12 e DBS V12, todos já à venda no Brasil.


Audi

Audi V8
A fabricante alemã trará para a feira o A1, o superesportivo R8 Syder, o RS5 e o A8, sedã de luxo da marca que começa a ser vendido em outubro. Os preços não foram revelados, mas estima-se que o A8 custe em torno de R$ 500 mil.


BMW

BMW X3 XDrive 35i
A marca bavária afirmou que trará o Active Hybrid 7 e a nova geração do SUV médio X3, que está em torno de 8 cm mais comprido, 1,2 cm mais alto e 2,8 cm mais largo do que a geração atual. No Brasil será oferecida a versão XDrive 35i, com motor 3.0 a gasolina de 304 cv de potência máxima e 41 kgfm de força.


Chana

Benni Mini
A Chana confirmou a estreia do Benne Mini, do Alsvin nas versões hatch e sedan, e da minivan Star. O destaque será a versão compacta do Benne que tem 3,52 m de comprimento e é equipado com motor a gasolina 1.0 de 51 cv. O preço estimado é de R$ 29 mil e inclui ar-condicionado, duplo airbag, vidro e travas elétricas e freios ABS, rádio CD Player e MP3.


Chery

Chery QQ
A também chinesa Chery, que já vende três modelos no Brasil, apresentará no salão o SUV Tiggo automático, Cielo hatch mecânico, Cielo sedan 1.8 automático, S18, S18D, A13A nas versões hatch e sedan e o subcompacto QQ, que mira o mercado do Mille, Ka e Celta e será oferecido por cerca de R$ 20 mil.


Chrysler

Jeep Grand Cherokee 2011
A linha 2011 do Jeep Grand Cherokee será o destaque no estande da marca norte-americana. O modelo será oferecido no país nas versões Laredo e Limited, ambas equipadas com o novo motor V6 3.6 de 280 cavalos e 35,4 kgfm de torque. Os preços partem de R$ 170 mil. Depois está prevista a estreia do modelo V8 5.7 de 356 cv.


Effa Changhe

Effa M100 linha 2010
A dona do M100 exibirá no evento a linha 2010 do hatch chinês, que agora é fabricado pela Suzuki. O compacto ganhará novos equipamentos de série, como direção elétrica, e terá o preço reajustado. Outra novidade é a picape média Plutos, também feita em parceria com a fabricante japonesa.


Ferrari

Ferrari 599 GTO
A fabricante italiana confirmou a presença das suas duas novas “macchinas” no salão. A Ferrari 458 Italia foi apresentada em abril deste ano no Brasil, mas as vendas ainda não começaram. Já o 599 GTO, o carro de rua mais rápido da Ferrari, será visto pela primeira vez no país. A novidade tem 670 cv, acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,35 segundos e chega a velocidade máxima de 335 km/h.


Haima

Haima M2
A Districar, que importa os veículos da sul-coreana SsangYong e da chinesa Chana, passa a representar no Brasil a também chinesa Haima que terá inicialmente quatro modelos por aqui: o Haima 2 (M2), hatch com motores 1.3 e 1.5 e transmissão automática, o Haima 3 nas versões sedã e hatchback com motores 1.6 e 1.8 litro, o sedã Family 1.6 e o SUV S7 com motor 2.0.


JAC Motors

Hatch JAC J3
A Jianghuai Automobile Co., ou JAC Motors, é mais uma fabricante chinesa que aproveitará o Salão de São Paulo para estrear no Brasil. A marca será representada no país pelo grupo SHC, que é comandado por Sergio Habib, ex-presidente da Citroën. Por enquanto, serão apresentados apenas quatro modelos: J2, J3 (versão Sport e Turim), J5 (incluíndo uma versão híbrida) e o J6.


Jaguar

Novo Jaguar XJ
O único representante da marca em seu estande será o novo XJ. A linha 2010 mudou o visual, principalmente a traseira. O sedã de luxo é equipado com motor V8 de 5.0 litros Supercharged que entrega 470 cavalos de potência e permite a aceleração de 0 a 100 km/h em 5,2 segundos. No mercado europeu os preços variam de R$ 170 mil a R$ 280 mil, sem impostos e taxas de importação.


Jinbei

Jinbei Topic
A fabricante chinesa, controlada pela CN Auto, confirmou a estreia de várias novidade no Brasil. A marca, que já vende as vansTopic, terá outras cinco versões do modelo e apresentará ainda a Splendor 7.


Kia Motors

Kia Koup
A sul-coreana Kia Motors já havia adiantado seis novidades que apresentará na feira. Estarão no estande o novo Sportage, o Soul com motor flex, o sedã Cadenza que é sucessor do Opirus, o Optima (a nova geração do Magentis) e o Koup e o Forte, que são as versões cupê e hatch do Cerato, respectivamente.


Koenigsegg

Koenigsegg CCXR E100
A versão Platinuss Special do superesportivo CCXR E100, dedicada à Platinuss importadora oficial da Koenigsegg no Brasil, será a atração no estande da marca. O motor do modelo feito para o Brasil será alimentado 100% por etanol e ganhou 82 cavalos de potência passando para 1.100 cv. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 2,9 segundos e o modelo chega a 415 km/h.


Lamborghini

Lamborghini Gallardo Superleggera 2011
A Platinuss, que também traz a Lamborghini ao Brasil, terá no salão a Gallardo LP570 4 Superleggera 2011. A nova versão tem 70 kg a menos e 10 cv a mais no motor V10 5.2 que entrega agora 570 cv. Do zero até os 100 km/h, o modelo leva 3,4 segundos. Os preços no país não foram revelados, mas sabe-se que esse será o carro mais caro da marca italiana.


Land Rover

Range Rover Evoque
A marca britânica apresentará no país o Range Rover Evoque, Range Rover Vogue 2011 e o Land Rover Freelander 2. O Evoque, que será apresentado oficialmente no Salão de Paris, será o menor, mais leve e mais econômico Range Rover já produzido. Disponível nas versões 4x4 e 4x2, o modelo terá emissões de CO2 abaixo dos 130 gramas por quilômetro rodado.


Lifan

Lifan
A Lifan, fabricante chinesa, confimou a estreia da versão automática e elétrica do 620, o sedã 520, um utilitário esportivo e uma van. Das novidades, a que promete ser o grande destaque é o 620, um sedã do porte do Polo Sedan que traz de série ar-condicionado, freios ABS, airbag duplo e faróis dianteiros com LED’s. A estimativa é que o preço fique em torno de R$ 40 mil.


Maserati

Maserati Awards Editon
A Maserati levará para a feira uma edição especial do Quattroporte que foi apresentada no Salão de Genebra. A Awards Editon tem pintuta em tom pérola, novos cromados na carroceria, rodas de liga leve de 20 polegadas e pinças de freio da marca Brembo. O motor é o V8 4.7 de 439 cv da versão Sport GT S. As vendas no mercado europeu já começaram, mas os preços só são divulgados aos interessados no luxuoso.


Mini

Mini Countryman
A principal atração da Mini (marca da BMW) - é a versão 4X4 do compacto Mini Cooper, chamada de Countryman. Apesar de off-road, o interior do modelo traz o mesmo requinte e estilo das outras versões. De diferente está o porta-malas, agora com capacidade para 350 litros. São oferecidos como opcionais sistema de navegação e áudio, teto panorâmico, faróis com regulagem de altura e banco traseiro de três lugares (de série, são apenas dois lugares).


Pagani

Pagani Zonda R
O Pagani irá mostrar em São Paulo o Zonda R e o Cinque. O primeiro é uma versão mais leve e mais rápida do Zonda equipada com motor V12 6.0 de 750 cv e limitada a apenas 10 unidades. A outra é uma versão de rua do Zonda R com propulsor de 678 cv, câmbio sequencial de seis marchas, controle de tração e freios ABS. Os preços são 1,2 milhões de euros e 800 mil euros, respectivamente.


Porsche

Porsche Cayenne S Hybrid
A Stuttgart Sportcar, importador oficial Porsche, confirmou os modelos Panamera V6, Cayenne S Hybrid e o esportivo 911 GT2 RS no estande da marca alemã. O principal destaque é o modelo híbrido, equipado com um motor a combustão V6 3.0 com supercompressor e 333 cv de potência, combinado a um motor elétrico de 47 cv. Dependendo das condições, os motores podem funcionar de forma independente ou em conjunto.


Spyker

Spyker C8 Aileron Coupé
Depois de apresentar o C8 Laviolette e C8 Spyder, a marca holandesa Spyker traz para o Brasil o C8 Aileron Coupé, que tem a carroceria em alumínio mais larga, entreeixos mais longo e motor central. O propulsor é um V8 4.2 litros de 400 cavalos de potência.A velocidade máxima é de 300 km/h. Os preços ainda não foram revelados, mas devem ser superior aos R$ 1,1 milhão e R$ 1,5 mi cobrados pelos carros que já estão aqui.


SsangYong

Ssangyong Korando C
Para se recuperar da crise que quase a levou à falência, a sul-coreana investe no segmento de crossovers e apresenta o Korando C ao mercado brasileiro. A SsangYong divulgou poucas informações sobre o modelo, mas ele contará com tração 4×2 e 4×4 e motor 2.0 turbo diesel de 173 cavalos de potência. O Korando C vai concorrer com os também sul-coreanos Hyundai Tucson e ix35.


Volvo

Volvo S60
Os lançamentos da marca sueca no Brasil são o S60, o C30 - R-Design e o XC60 - R-Design. O maior destaque é o luxuoso sedã S60. Seu principal atrativo não é a nova geração de motores 3.0 de 304 cavalos, mas sim o avançado sistema de segurança que detecta pedestres, para evitar atropelamentos. O sistema identifica as pessoas que passam na frente do carro e alertam o motorista.


Fonte
Veja mais:

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Lamborghini Gallardo ganha reforma de estudantes de design

Lamborghini Gallardo
Os estudantes da Escola Politécnica de Design de Milão, Daniel Chincilla Ochoa e Alberto Albilares deram um novo visual ao o modelo Gallardo, da Lamborghini, que passaria a ter o sobrenome Indomable – em português, Indomável. O adjetivo seria atribuído ao modelo para ressaltar a ligação que a marca tem com as touradas.

Lamborghini Gallardo
Sob a supervisão do diretor do Centro Stile Filipo Perini e do designer Alessandro Salvagnin, os estudantes atribuíram ao Gallardo características do supersônico F22, um caça-bombardeio dos EUA que teve seu primeiro voo em 1997.

Lamborghini Gallardo
Os traços que evidenciam a inspiração no avião de guerra estão principalmente no capô e nas aberturas de ar retangulares para refrigerar os freios. Na traseira, as lanternas em forma de arco parecem estar flutuando e funcionam com leds no lugar das lâmpadas convencionais. Assim como no Gallardo original, o motor V10 pode ser visto pela tampa traseira transparente, mas vários elementos deixaram o carro com visual bem mais agressivo, sugerindo que está pronto para entrar em ação – assim como a aeronave.


Mais informações sobre o auto da Lamborghini:

O Gallardo é o modelo "de entrada" da Lamborghini, tendo sido lançado em 2004. É o primeiro modelo da marca equipado com motor V10 e 520cv. No Salão de Genebra de 2007 foi lançada a versão Superleggera, com 10 cv a mais e 100 Kg a menos. Em 2005 foi considerado pela revista Car Design News um dos dez carros mais belos do mundo.

Lamborghini GallardoEm 2008, no Salão de Genebra, a Lamborghini apresentou uma versão atualizada o Gallardo denominada LP560-4. O modelo teve seu motor 5.2 V10 retrabalhado para alcançar a potência de 560cv. O auto foi criado pela Lamborghini para competir com outras grandes máquinas no universo europeu dos esportivos de alto luxo. Seu novo motor V10 de 5.2 litros, com injeção direta e 12,5:1 de taxa de compressão, entrega 560 cv a 8000 rpm, 40 cv a mais que o do carro que ele aposenta, com 20 kg a menos de peso.

Lamborghini Gallardo
Graças a essas melhorias, o Gallardo LP560-4 cumpre a aceleração de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos e vai embora até alcançar 325 km/h. Tudo isso não evitou que a Lamborghini reduzisse o consumo em 18%. A transmissão com câmbio seqüencial de seis velocidades oferece trocas 40% mais rápidas na alavanca do console ou na asa atrás do volante. São seis módulos de funcionamento, tanto manual quanto automático.
Veja mais:

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Mitos sobre o trânsito: o que é verdade e o que é mentira

mitos do transitoPara conduzir bem em uma cidade com o trânsito caótico como São Paulo, é preciso ser bem informado. Alguns rumores circulam pela internet e intrigam os condutores. Tem como se livrar do rodízio? É permitido transformar uma multa em advertência? Veja aqui alguns desses mitos e se eles são verdade ou mentira:

1. Posso ligar para um número de telefone e me livrar do rodízio
Mentira: de acordo com a Companhia de Engenharia e Tráfego (CET), não existe nenhum tipo de procedimento para escapar do rodízio.

2. Fazer alongamentos dentro do carro ajuda a relaxar
Verdade: movimentos circulares com os pulsos, tornozelos e pescoço, alongamento nos braços e pernas ajudam a reduzir o estresse, além de melhorar a oxigenação cerebral e a postura.

3. Não dá pra sentir sono ao dirigir
Mentira: Ao conduzir, o motorista está exposto a ruídos, vibrações e uma sucessão de imagens que passam pelo campo visual. Todos são indutores do sono. Ingerir alimentos “pesados” e ficar um longo período no volante podem potencializar a fadiga ao volante.

4. Homem dirige melhor que mulher
Mentira: Especialistas apontam que homens costumam se envolver mais em acidentes graves de trânsito. Mulheres tendem a ser mais cautelosas.

5. Não posso dirigir sem camisa
Mentira: a legislação prevê apenas que os motoristas profissionais estejam devidamente trajados. No resto dos casos, dirigir sem camisa é permitido.

6. Não posso dirigir de chinelo
Verdade: o motorista deve utilizar um sapato preso aos pés. Assim, chinelos e tamancos não podem ser utilizados.

7. Não posso dirigir descalço
Mentira: a legislação não proíbe ninguém de dirigir descalço. Ou seja: caso esteja usando chinelos ou tamancos, o ideal é colocá-los no banco de trás do carro e dirigir com os pés descalços.

8. Quem bate atrás sempre está errado
Nem sempre: Se o veículo que trafega à frente fizer uma manobra ou freada brusca, que o motorista que vem atrás não pode prever, este não é culpado.

9. É possível trocar uma multa por uma advertência
Nem sempre: se a multa for leve e não houver reincidência nos últimos 12 meses, está previsto no artigo 267 do código de trânsito que o motorista pode entrar com petição no Detran para converter a multa em advertência. A solicitação, porém, pode ser feita somente em até 30 dias após a notificação.

10. A fila ao lado sempre anda mais rápido
Mentira: é a Leia de Murphy. Trocar de fila com freqüência para tentar sair da angústia do congestionamento não ajuda. Assim como não ajuda na fila do supermercado.


Fonte
Veja mais:

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Citröen C4 Picasso: fotos, itens e ficha técnica

citroen c4 picasso
Com um público-alvo voltado para as "mãezonas", o C4 Picasso aposta na versatilidade e numa quantidade generosa de dispositivos. Outro aspecto a considerar é o design, mais jovial que o do Grand Picasso, mais contemporâneo que o da Xsara.

Pesquisar preços de carros Citroen, novos e usados

No quesito versatilidade a bordo, o C4 Picasso conta com itens relevantes, como as mesinhas tipo avião para quem vai sentado no banco de trás e a "geladeira" - na verdade um compartimento refrigerado pelo ar-condicionado capaz de acondicionar duas garrafas e alguns alimentos de pequeno porte. A criatividade e versatilidade se mostram no punhado de porta-objetos, espalhados até mesmo pelo painel frontal, e a boa modularidade do porta-malas, que aumenta com o rebatimento de um, dois ou três terços dos bancos traseiros.

Quanto aos equipamentos, soluções e gadgets, o melhor de todos continua sendo o volante com miolo fixo. A vantagem dele é que os diversos comandos ali instalados, como os do cruise control e do som, não giram junto no esterçamento; a lógica de sua utilização é a mesma das alavancas de seta e do limpador de para-brisa: estão sempre no mesmo lugar.

O Citroen Picasso traz ainda um painel digital centralizado, porém confuso e muito longe dos olhos do motorista. E o ar-condicionado digital com quatro zonas de ação é o único opcional e quase obrigatório, para complementar a percepção de estar a bordo de uma mininave espacial.

O para-brisa panorâmico do C4 Picasso é semelhante ao do Grand C4 Picasso, mas no carro menor vem desacompanhado do teto solar para os passageiros de trás. Ele entrega - segundo a fábrica - um ângulo de visibilidade 100% maior que o de uma minivan tradicional. Na prática, quem dirige o carro se sente quase num conversível, mas vai tostar ao sol se não tiver cuidado. Para aumentar a proteção, os parassois podem ser deslizados à frente, e depois estendidos. Aí a visibilidade fica normal, e o C4 perde um pouco do charme.

Quanto à segurança, o carro possui airbags dianteiros frontais e laterais; freios com ABS e outros sistemas de auxílio e precisão; controle de estabilidade; e cintos de segurança dianteiros com pré-tensionadores. O banco traseiro conta com três pontos de fixação de cadeiras infantis Isofix.

A experiência de rodar com o C4 Picasso começa com uma posição de dirigir interessante, com o ponto H alto e equivalente ao de um SUV, e prossegue com muito silêncio a bordo. O assento, revestido de veludo e com ajustes de altura manuais, é muito mole, o que pode acabar cansando o motorista. Roda macio devido ao trabalho da suspensão, que obviamente privilegia o conforto dos ocupantes, sem a preocupação de deixar o carro "no chão" - por isso, a partir de 130 km/h o C4 Picasso já dá alguns ligeiros sinais de que a estabilidade diminuiu, e não inspira confiança nem em curvas menos complexas. Definitivamente não é um carro para correr.

Com um motor 2.0 de 143 cavalos, alimentado apenas com gasolina, poderia oferecer um pouco mais de disposição. Ele não se entende bem com o câmbio automático de quatro velocidades, cuja segunda marcha mostra desânimo até para retomar em aclives suaves. Nas arrancadas também falta força. Isso teve um peso importante na média de consumo: com velocidade média de 51 km/h, ele roda 8,6 km/litro. O C4 Picasso pesa 1.511 quilos e pode levar mais 529 quilos.



FICHA TÉCNICA

Motor: dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, a gasolina, 16 válvulas, 1.997 cm³ de cilindrada
Potência: 143 cv a 6.000 rpm
Torque: 20,4 kgfm a 4.000 rpm
Câmbio: automático de quatro velocidades
Suspensão: dianteira McPherson com rodas independentes e braços inferiores triangulares; traseira de travessa deformável e amortecedores hidráulicos telescópicos
Freios: a disco nas quatro rodas, com sistemas ABS (antitravamento), REF (distribuição eletrônica da força de frenagem), ESP (controle eletrônico de estabilidade), ASR (sistema antipatinagem) e AFU (auxílio à frenagem de urgência)
Dimensões: 4,47 m de comprimento, 1,83 m de largura, 1,68 m de altura e 2,74 m de entreeixos
Peso: 1.511 kg
Tanque: 60 litros
Porta-malas: 490 a 1.775 litros (dependendo da configuração dos bancos)


Veja algumas fotos:

c4 picasso
citroen picasso
picasso
citroen c4 picasso
citroen c4 2010
Veja mais: