terça-feira, 22 de junho de 2010

Dia Mundial do Fusca

Dia Mundial do Fusca

Hoje, dia 22 de junho, é comemorado o dia do fusca. Mas, qual a história do carro? E por que esse dia?

O fusca foi deDia Mundial do Fuscasenvolvido na década de 30, na Alemanha nazista. Hitler pensava criar um veículo que pudesse transportar com certo conforto quatro pessoas - média das famílias alemãs na época - e suas bagagens, que alcançasse e mantivesse uma velocidade de 100km/h e tivesse preço acessível, já que as indústrias de carro alemãs da época só fabricavam carros de luxo.

Ferdinand Porsche foi o engenheiro escolhido pelo governo alemão para desenvolver o projeto. E no dia 22 de junho de 1934 ele assinava contrato com a Associação Nacional da Indústria Automobilística Alemã para desenvolver o VolksWagen – em tradução livre: “carro popular”.


Dia Mundial do Fusca

Depois de superar as dificuldades no projeto, dadas as exigências de Hitler, em 15 de agosto de 1940 o primeiro “Volkswagen” foi criado. Porém, com a Segunda Guerra Mundial e os custos que ela acarretou à Alemanha, o carro só viria a ser produzido em massa e a fazer sucesso em 1950, ano inclusive que ele chegou ao Brasil, logo caindo nas graças dos brasileiros, sendo o apelidaram de Fusca.

Seu modelo mais conhecido e clássico é o de 1969, com os pneus de faixa branca e acessórios cromados (foto no início do post)

Até hoje o fusca é um dos carros mais usados e mais vendidos no Brasil.
Veja mais:

Um comentário:

  1. Seção Quebra-Galho: Aprenda já e de graça a consertar fechaduras e instalação elétrica em www.eletrochave.com.br

    ResponderExcluir