+ Evite acelerar bruscamente ou de maneira desnecessária. O mesmo vale para os freios.
+ Nunca estique a marcha. Isso força o motor, elevando o consumo de combustível.
+ Pare de acelerar o carro antes de desligá-lo. Isso danifica o catalisador, prejudicando o desempenho do carro e inclusive aumentando a emissão de poluentes.
+ Prefira dirigir com as janelas fechadas. Isso reduz a resistência do ar, ajudando na economia de combustível. O mesmo vale para o bagageiro: se não vai utilizá-lo, retire do carro.
+ Não carregue mais peso do que seu carro suporta. O consumo será maior, além de acarretar no desgaste da suspensão, dos freios e dos pneus.
+ Evite idas e vindas desnecessárias – organize seus horário e itinerários.
+ Procure caminhos alternativos. Às vezes é mais vantajoso fazer um trajeto maior do que ficar no “anda e pára” do trânsito.
+ Ande sempre com os pneus bem calibrados: aumenta sua segurança e diminui os gastos.
+ Não abuse da velocidade. Pesquisas garantem que carros que andavam a uma velocidade de 100 Km/h consumiam cerca de 20% a mais de combustível que aqueles que andavam a 80 km/h.
+ Desligue o carro se for ficar parado por mais do que dois minutos.
+ Controle seu consumo. Anote a quantidade de combustível abastecida e a quilometragem percorrida. Se achar necessário, faça uma planilha para acompanhamento.
Veja mais:
A 4a ja foi provada ser fake pro vários "testadores", e maioria aí é BEEEM óbvia ou lógica.
ResponderExcluirA maior dica de economia.
ResponderExcluirEmpurre o carro, isso da uma economia de até 100%.
Olá!
ResponderExcluirUm artigo muito interessante! Definitivamente o futuro dos automóveis será a quebra da dependencia do petróleo.
Gostaria de convidar a visitarem a página do nissan leaf, um dos muitos eléctricos que estão para vir e que chega a portugal em Dezembro deste ano:
http://www.facebook.com/NissanLEAF.Portugal
Partilhem as vossas opiniões e comentários!!
Muito Obrigado!