Optar por um
carro usado pode trazer inúmeras vantagens ao consumidor. A principal delas é o preço. Com o mesmo valor de um
carro zero quilômetro básico é possível adquirir um
veículo usado de maior porte ou mais equipado. Além disso, a desvalorização do usado é bem menor que a do 0km.
No entanto, um
modelo usado pode apresentar alguns problemas decorrentes de má conservação, batidas anteriores e até mesmo na documentação, portanto, fique atento. Exija um test-drive para poder sentir o estado geral do carro, a resposta do motor, as trocas das marchas etc.
DocumentaçãoPara certificar-se da boa procedência do automóvel, pesquise pelo código Renavam na internet visitando o site do Detran. Em vários estados brasileiros já é possível levantar a ficha completa do veículo.
LatariaSe desconfiar de alguma batida, passe um ímã protegido por um pano sobre a lataria. Se não houver atração, significa que há massa no local. Fique atento também a indícios de ferrugem que podem ser percebidos em bolhas na pintura, principalmente nos cantos da lataria.
PinturaPreste atenção se há diferença de tonalidade na pintura. Se houver pode significar que o carro sofreu algum acidente.
PortasTeste todas as portas incluindo porta malas e capô frontal. Se houver problemas nas articulações ou qualquer tipo de impedimento na abertura e fechamento, mais uma vez pode significar que o carro já foi batido.
Suspensão e AmortecedoresProcure por desgastes anormais nos pneus, eles podem significar problemas na suspensão. Faça um test-drive no veículo para sentir o sistema de amortecimento.
Veja mais: