terça-feira, 17 de agosto de 2010

Como funcionam luzes e limpadores automáticos?

Os sistemas de luzes e limpadores automáticos oferecem grande conforto ao motorista, uma vez que sua única preocupação é a direção, já que os comandos funcionam sozinhos sem ligar para condições climáticas ou que horas são. Mas como funcionam estes sistemas?

omo funcionam luzes e limpadores automáticos

Sensor de chuva
Estes funcionam mediante a um sensor localizado no parabrisas que opera com um pequeno raio de luz. Este sensor monitora a continuidade destes raios. Por isso, se cai uma gota d’água sobre ele, o raio se interrompe e um motor automaticamente aciona os limpadores. Dependendo da refração da luz, ou da quantidade de água caindo no parabrisas, é definida automaticamente a velocidade dos limpadores. Quando a chuva para, o raio de luz volta ao seu comprimento normal e, portanto, os parabrisas param.

Farol alto automático
Ativa o farol alto, quando há um estado de escuridão total e não é percebida nenhuma luminosidade. Funciona com o mesmo princípio que as luzes automáticas.

Luzes automáticas
Funcionam por meio de fotocélulas que reagem com a quantidade de luz ambiente. Se essas percebem que a luz externa não é suficiente para que os olhos humanos sejam capazes de ver, os faróis são acesos automaticamente. Este sistema é muito conveniente, pois funciona rapidamente.

Veja mais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário