Com um público-alvo voltado para as "mãezonas", o C4 Picasso aposta na versatilidade e numa quantidade generosa de dispositivos. Outro aspecto a considerar é o design, mais jovial que o do Grand Picasso, mais contemporâneo que o da Xsara.
Pesquisar preços de carros Citroen, novos e usados
No quesito versatilidade a bordo, o C4 Picasso conta com itens relevantes, como as mesinhas tipo avião para quem vai sentado no banco de trás e a "geladeira" - na verdade um compartimento refrigerado pelo ar-condicionado capaz de acondicionar duas garrafas e alguns alimentos de pequeno porte. A criatividade e versatilidade se mostram no punhado de porta-objetos, espalhados até mesmo pelo painel frontal, e a boa modularidade do porta-malas, que aumenta com o rebatimento de um, dois ou três terços dos bancos traseiros.
Quanto aos equipamentos, soluções e gadgets, o melhor de todos continua sendo o volante com miolo fixo. A vantagem dele é que os diversos comandos ali instalados, como os do cruise control e do som, não giram junto no esterçamento; a lógica de sua utilização é a mesma das alavancas de seta e do limpador de para-brisa: estão sempre no mesmo lugar.
O Citroen Picasso traz ainda um painel digital centralizado, porém confuso e muito longe dos olhos do motorista. E o ar-condicionado digital com quatro zonas de ação é o único opcional e quase obrigatório, para complementar a percepção de estar a bordo de uma mininave espacial.
O para-brisa panorâmico do C4 Picasso é semelhante ao do Grand C4 Picasso, mas no carro menor vem desacompanhado do teto solar para os passageiros de trás. Ele entrega - segundo a fábrica - um ângulo de visibilidade 100% maior que o de uma minivan tradicional. Na prática, quem dirige o carro se sente quase num conversível, mas vai tostar ao sol se não tiver cuidado. Para aumentar a proteção, os parassois podem ser deslizados à frente, e depois estendidos. Aí a visibilidade fica normal, e o C4 perde um pouco do charme.
Quanto à segurança, o carro possui airbags dianteiros frontais e laterais; freios com ABS e outros sistemas de auxílio e precisão; controle de estabilidade; e cintos de segurança dianteiros com pré-tensionadores. O banco traseiro conta com três pontos de fixação de cadeiras infantis Isofix.
A experiência de rodar com o C4 Picasso começa com uma posição de dirigir interessante, com o ponto H alto e equivalente ao de um SUV, e prossegue com muito silêncio a bordo. O assento, revestido de veludo e com ajustes de altura manuais, é muito mole, o que pode acabar cansando o motorista. Roda macio devido ao trabalho da suspensão, que obviamente privilegia o conforto dos ocupantes, sem a preocupação de deixar o carro "no chão" - por isso, a partir de 130 km/h o C4 Picasso já dá alguns ligeiros sinais de que a estabilidade diminuiu, e não inspira confiança nem em curvas menos complexas. Definitivamente não é um carro para correr.
Com um motor 2.0 de 143 cavalos, alimentado apenas com gasolina, poderia oferecer um pouco mais de disposição. Ele não se entende bem com o câmbio automático de quatro velocidades, cuja segunda marcha mostra desânimo até para retomar em aclives suaves. Nas arrancadas também falta força. Isso teve um peso importante na média de consumo: com velocidade média de 51 km/h, ele roda 8,6 km/litro. O C4 Picasso pesa 1.511 quilos e pode levar mais 529 quilos.
FICHA TÉCNICA
Motor: dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, a gasolina, 16 válvulas, 1.997 cm³ de cilindrada
Potência: 143 cv a 6.000 rpm
Torque: 20,4 kgfm a 4.000 rpm
Câmbio: automático de quatro velocidades
Suspensão: dianteira McPherson com rodas independentes e braços inferiores triangulares; traseira de travessa deformável e amortecedores hidráulicos telescópicos
Freios: a disco nas quatro rodas, com sistemas ABS (antitravamento), REF (distribuição eletrônica da força de frenagem), ESP (controle eletrônico de estabilidade), ASR (sistema antipatinagem) e AFU (auxílio à frenagem de urgência)
Dimensões: 4,47 m de comprimento, 1,83 m de largura, 1,68 m de altura e 2,74 m de entreeixos
Peso: 1.511 kg
Tanque: 60 litros
Porta-malas: 490 a 1.775 litros (dependendo da configuração dos bancos)
Veja algumas fotos:
Veja mais:
Nenhum comentário:
Postar um comentário