quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Mitos sobre o trânsito: o que é verdade e o que é mentira

mitos do transitoPara conduzir bem em uma cidade com o trânsito caótico como São Paulo, é preciso ser bem informado. Alguns rumores circulam pela internet e intrigam os condutores. Tem como se livrar do rodízio? É permitido transformar uma multa em advertência? Veja aqui alguns desses mitos e se eles são verdade ou mentira:

1. Posso ligar para um número de telefone e me livrar do rodízio
Mentira: de acordo com a Companhia de Engenharia e Tráfego (CET), não existe nenhum tipo de procedimento para escapar do rodízio.

2. Fazer alongamentos dentro do carro ajuda a relaxar
Verdade: movimentos circulares com os pulsos, tornozelos e pescoço, alongamento nos braços e pernas ajudam a reduzir o estresse, além de melhorar a oxigenação cerebral e a postura.

3. Não dá pra sentir sono ao dirigir
Mentira: Ao conduzir, o motorista está exposto a ruídos, vibrações e uma sucessão de imagens que passam pelo campo visual. Todos são indutores do sono. Ingerir alimentos “pesados” e ficar um longo período no volante podem potencializar a fadiga ao volante.

4. Homem dirige melhor que mulher
Mentira: Especialistas apontam que homens costumam se envolver mais em acidentes graves de trânsito. Mulheres tendem a ser mais cautelosas.

5. Não posso dirigir sem camisa
Mentira: a legislação prevê apenas que os motoristas profissionais estejam devidamente trajados. No resto dos casos, dirigir sem camisa é permitido.

6. Não posso dirigir de chinelo
Verdade: o motorista deve utilizar um sapato preso aos pés. Assim, chinelos e tamancos não podem ser utilizados.

7. Não posso dirigir descalço
Mentira: a legislação não proíbe ninguém de dirigir descalço. Ou seja: caso esteja usando chinelos ou tamancos, o ideal é colocá-los no banco de trás do carro e dirigir com os pés descalços.

8. Quem bate atrás sempre está errado
Nem sempre: Se o veículo que trafega à frente fizer uma manobra ou freada brusca, que o motorista que vem atrás não pode prever, este não é culpado.

9. É possível trocar uma multa por uma advertência
Nem sempre: se a multa for leve e não houver reincidência nos últimos 12 meses, está previsto no artigo 267 do código de trânsito que o motorista pode entrar com petição no Detran para converter a multa em advertência. A solicitação, porém, pode ser feita somente em até 30 dias após a notificação.

10. A fila ao lado sempre anda mais rápido
Mentira: é a Leia de Murphy. Trocar de fila com freqüência para tentar sair da angústia do congestionamento não ajuda. Assim como não ajuda na fila do supermercado.


Fonte
Veja mais:

Um comentário:

  1. O seu Item 9, não esta de todo certo. Se a Autoridade entender que mesmo que seja a primeira multa nos últimos 12 meses, leve ou média, o condutor merecer ser multado ao invés da advertência, o mesmo será autuado e sem choro.

    Art. 267. PODERÁ ser imposta a penalidade de advertência por escrito à infração de natureza leve ou média, passível de ser punida com multa, não sendo reincidente o infrator, na mesma infração, nos últimos doze meses, QUANDO A AUTORIDADE, ENTENDER ESTA PROVIDÊNCIA COMO MAIS EDUCATIVA.

    ABRAÇO!!!

    ResponderExcluir